quinta-feira, 20 de agosto de 2009

CLICKFIOS NA REVISTA PEGN - EDITORA GLOBO

Os irmãos Cristiano, Adriano e Renato (da esq. p/ a dir.): estratégia de levar a empresa para a internet deu certo. Hoje, 17% das vendas vêm deste canal.
EU,EMPREENDEDOR / internet - 19/08/2009

LOJA TRADICIONAL DE ARMARINHOS AMPLIA VENDAS PELA INTERNET

Em 2008, a empresa decidiu aderir ao comércio eletrônico, que hoje representa 17% das vendas

Por Adriana Fonseca

Os pais de Renato Nunes não entendiam nada de linhas, agulhas, lãs e tecidos. Mesmo assim, decidiram apostar neste ramo para ganhar a vida. Era 1991, e a tia de Renato, Maria Gecília, afirmava que faltavam lojas do ramo de armarinhos em São José dos Campos, no interior paulista. A família confiou na percepção de Maria Gecília e abriu a Artfios. “No começo foi bem difícil, porque não conhecíamos os produtos que vendíamos na loja”, relembra Renato. “O que sabemos hoje, a gente aprendeu com nossos clientes.”
Na época, Renato tinha 17 anos e seus irmãos, 14 e 11. “Ajudávamos meus pais com as vendas e só depois passamos a auxiliar na administração”, afirma Renato, que hoje tem a função de administrador geral e cuida de todas as áreas da empresa. O negócio prosperou, apesar da falta de conhecimento da família. Hoje são duas lojas físicas, uma virtual, 18 funcionários e um crescimento de 20% em 2008.
A Artfios colocou um pé na internet no ano passado. Renato conta que a empresa já tinha um site institucional e, por conta dele, recebia e-mails de pessoas de diversas partes do país perguntando como faziam para comprar os produtos da empresa. “Foi aí que decidimos entrar no comércio eletrônico.” Uma empresa foi contratada para desenvolver o site, que começou bem menor do que a loja física. “Temos cerca de 10 mil itens nas lojas de São José dos Campos e 2 mil na loja da internet”, diz Renato. Segundo o empresário, a ideia é aumentar a oferta de produtos, mas tem que ser aos poucos. “Leva tempo para fotografar os artigos e tratar as imagens para colocar no site. Além disso, precisamos aumentar o estoque dos produtos que oferecemos na internet, para dar conta de atender a demanda.”

A loja virtual Clickfios.com responde, hoje, por 17% das vendas da Artfios. A maior parte disso é resultado da venda direta pela internet, mas uma parcela desse número começa na web e termina no telefone. “Nossa loja virtual também funciona como vitrine. Hotéis, por exemplo, que compram em maior quantidade, identificam os produtos que querem na nossa página e ligam para concretizar a compra”, explica Renato. A ClickFios tem mais de 2 mil clientes cadastrados. Destes, 1.300 já realizaram uma compra e 900 compraram mais de uma vez. A empresa entregou seus produtos em mais de 471 cidades brasileiras.

A divulgação da loja virtual é feita na própria internet. “Temos parcerias com blogs de artesanato e costura e com os sites dos nossos fornecedores. Eles linkam a ClickFios e geram tráfego para a nossa página.”
Acesse:
http://www.clickfios.com.br/

Fonte: Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios - Click aqui e veja a matéria.
Veja a matéria completa na revista Pequenas Empresas Grandes Negócios - Edição 248 Setembro 2009

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