quinta-feira, 5 de novembro de 2009

TAPETE EM CROCHÊ TUNISIANO


Material:
1 novelo de fio Barroco CIRCULO cor 939201
Cone de Barbante APOLO ECO CIRCULO 4/6 cor 51501
Agulha de crochê tunisiano nº 5 CIRCULO
Linha para costura CIRCULO na cor dos fios
Tesoura

Pontos utilizados:
Flores em crochê Ponto tunisiano meia

Modo de fazer:
Inicie pela flor em crochê:
Com o fio Barroco forme um circulo de fio duplo (enrole nos dedos) e iniciando com duas correntinhas, faça 20 pontos altos dentro deste círculo. Puxe o fio para apertar os pontos e arremate com um ponto baixíssimo.
A próxima carreira, forme um cordão com 6 correntinhas e prenda a partir de 5 pontos da carreira anterior. Repita este procedimento por mais 3 vezes e faça 10 pontos altos dentro de cada espaço que foi criado intercalando com um ponto baixíssimo em cada início do trabalho. Faça 8 flores.

Apanhe o barbante, pegue uma flor pelo avesso e introduza a agulha a partir de 5 pontos do gomo, puxe uma laçada, arremate e forme um cordão com 15 correntinhas, pegue outra flor e faça o mesmo. Continue assim até a última flor (todas as flores ficarão presas por este cordão).
Vire o cordão e faça a carreira inicial do crochê tunisiano. A partir da próxima carreira, trabalhando em ponto tunisiano meia, faça 8 carreiras completas (não arremate a carreira). Corte o fio e trabalhe a outra lateral, faça 35 carreiras completas. Corte o fio.
Para a bainha lateral, apanhe novamente o fio Barroco e introduza a agulha no ponto e apanhe uma laçada, forme uma laçada na agulha, introduza novamente a agulha entre o ponto e forme outra laçada na agulha, triplicando assim o número de laçadas em relação aos pontos da carreira anterior.
Faça o mesmo em todos os pontos*. Volta normal.Repita este procedimento na outra lateral. *Para facilitar, trabalhe esta carreira em duas etapas, apanhando as laçadas até a metade do trabalho, faça a carreira de volta, corte o fio e inicie novamente pela metade até o final da carreira de ida.
Com a linha costure as flores, de forma que fiquem uniformes e bem presas.
Termine por prender a franja, corte e desfie com ajuda de um pente.
Tapete: 45 cm de largura x 75 cm de comprimento
Franja: 15cm.

Ponto tunisiano Meia:
Com a laçada na agulha, apanhe as laçadas de todas as correntinhas. Para a volta apanhe uma laçada e arremate um ponto, apanhe outra laçada e arremate dois pontos. Continue de dois em dois até o final da carreira.
A próxima carreira de ida apanhe uma laçada por dentro do ponto da carreira anterior (a laçada que inicia na agulha é a laçada do primeiro ponto). Sempre conte os pontos para que não haja aumentos ou diminuições. Volta sempre igual.
"Aproveite esta técnica e desenvolva tapetes nos mais variados tamanhos e almofadas numa combinação que agradará a toda família!"

Fonte: Artesã Mary Magoga Site "Circulo"

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...