sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Bagaço de cana é transformado em artesanato

Resultado das belas peças artesanais criadas pelos alunos na oficina de reciclagem de bagaço de cana

A Prefeitura Municipal de Maracaju, através do Departamento de Cultura em parceria com a Usina de Vista Alegre - Grupo Tonon - realizou uma oficina com reaproveitamento de bagaço de cana-de-açúcar para os artesãos. Eles, dotados de muita criatividade transformaram essa matéria-prima em belas peças de artesanato.

As aulas ministradas pela professora de artes e artista plástica, Solange Cardinal de Campo Grande aconteceram no Centro Cultural durante 10 dias com carga horária de 80hs e teve encerramento com a entrega de certificados e coffe-break.

Os participantes conheceram todas as etapas do processo que vai desde a fase de higienização, passando pela extração da celulose até a finalização com a secagem da fibra de cana.

Depois do processo final as fibras estão prontas para ser utilizadas pelos artesãos que ficam livres para criar modelagens e pirografar diferentes desenhos, além de encapar garrafas, frutas e o que mais a imaginação permitir.

A aluna Boaventura Pires Borba amou a oficina de reciclagem e diz que o artesão cria em cima de uma simples idéia “a professora nos mostrou uma flor e criamos coisas diferentes. Cada um tem sua característica e isso fica visível nas peças que fizemos”, destaca.

A diretora do departamento de cultura Vera Jardim Lia diz que o artesanato de Maracaju precisa ter uma identidade e por isso, foi trazido o curso de reciclagem.

“Quero que os artesãos da cidade tenham facilidade para trabalhar, com essa matéria-prima abundante em nosso município, isso é possível, os artesanatos terão uma “cara” maracajuense” finaliza.


Fonte: Maracaju News


WWW.CLICKFIOS.COM.BR Sua loja de armarinhos 24 horas na internet!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...