quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Feira de Artesanato e Shopping de Rua incrementam turismo em Rio das Ostras

Além da natureza exuberante e das 15 praias que encantam os turistas, Rio das Ostras oferece outros atrativos. A Feirinha de Artesanato e o Shopping de Rua compõem do circuito “off praia” e são uma ótima opção de entretenimento e de boas compras. Na alta temporada, o faturamento das barraquinhas chega a ser três vezes maior, segundo expositores.

A Feirinha de Artesanato é um dos mais antigos atrativos turísticos da cidade. Antes de ocupar a Av. Amazonas, os artesãos já comercializavam seu trabalho na Praça São Pedro.

Hoje, a Feirinha conta com 48 artistas da cidade que expõem e vendem sua arte, organizados na Associação de Artesãos de Rio das Ostras, sob a administração da Fundação Rio das Ostras de Cultura.

Telas, artesanato em madeira, couro, prata, porcelana, estamparia, muita criatividade e talento com preços acessíveis. É isso que os visitantes da Feirinha podem encontrar todos os dias, das 19h às 24h.

Maria Helena Antunes Pereira, presidente da Associação, faz artesanato com madeira e está na Feirinha há 15 anos. Explica que o critério para conseguir espaço é ter um trabalho de bom gosto e diferenciado. “Hoje não temos espaço à disposição, mas sempre que abre alguma vaga, procuramos artesãos que façam coisas diferentes, porque quanto mais diversificada for a feira, mais visitantes ela atrai”.

Segundo ela, o período entre as festas de fim de ano até o Carnaval é o melhor em termos de faturamento. “Essa época, as condições climáticas são muito favoráveis e tem artesão que chega a triplicar o faturamento, em relação ao resto do ano”, disse Maria Helena.

Fernando Nimrichter está na Feirinha desde 2003 e faz sucesso com seu artesanato de madeira jateado com areia. Apesar de ser formado em eletrônica, ele hoje vive do artesanato e comemora a chegada da alta temporada. “Durante o ano preciso atender a encomendas de moradores da cidade e região para completar o orçamento. Mas, neste período, consigo duplicar meu faturamento com a chegada dos turistas, o que proporciona mais investimento na minha arte”, conta.

Shopping de Rua – Na continuação da Av. Amazonas fica o Shopping de Rua, que funciona também diariamente a partir das 18h. Com uma oferta mais diversificada de mercadoria, comporta mais de 100 barraquinhas.

Lá o visitante encontra roupa, brinquedo, bijuteria, óculos e muitas guloseimas. Um verdadeiro mercado ao ar livre.

Eliane Glória de Oliveira Silva trabalha há seis anos no shopping, comercializando roupas de fabricação própria. Ela acredita que a Av. Amazonas é um dos principais atrativos turísticos depois da praia e para quem trabalha lá, é um bom negócio. “Quem investe em mercadorias de boa qualidade e diferenciada conquista a clientela. Na alta temporada (de dezembro a março) o faturamento cresce em 50%”, disse Eliane.

Uma das mais conhecidas barraquinhas do Shopping de Rua é a da Tia Marlene, que trabalha com a família vendendo salgadinhos, doces e refrigerantes. “Eu e a minha família composta de 15 pessoas, vivemos da renda da feirinha. Trabalhamos todos os dias, chova ou faça sol, e somos muito queridos por aqui. Sou feliz em Rio das Ostras e gosto de trabalhar com o que mais gosto”, conta Marlene Silveira de Castro Pereira, que há um ano e meio sofreu um infarto e tem como receita da recuperação a atividade na barraquinha.

Serviço:

Feira de Artesanato

Av. Amazonas (próximo a orla)

Horários:

De abril a novembro – sextas, sábados e domingos – das 19h às 22h

De dezembro a março – todos os dias – das 19h às 24h

Shopping de Rua

Av. Amazonas (a partir da rodovia RJ-106)

Horários:

De abril a novembro – sábados e domingos – das 18h às 22h

De dezembro a março – todos os dias – das 18h às 22h

Fonte: Poiésis - Nova Saquarema

WWW.CLICKFIOS.COM.BR Sua loja de armarinhos 24 horas na internet!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...