sábado, 8 de janeiro de 2011

Instituto Mauá capacitou mais de dois mil artesãos em 2010

As capacitações atingiram 38 cidades e outras 30 tiveram seu modo de produção diagnosticado como forma preliminar para a implantação e efetivação da cadeia produtiva do artesanato.

No ano passado, o Instituto Mauá beneficiou diretamente 2.010 artesãos em todo o estado com ações de fomento à produção, a partir da capacitação e qualificação profissional, oficinas práticas e teóricas sobre temas pertinentes à técnica comercial, desde a formação de preço ao design final dos produtos, o manejo da matéria-prima e educação ambiental, reforma e adequação dos espaços produtivos e entrega de equipamentos e ferramentas de trabalho.

O trabalho de pesquisa sobre a produção artesanal envolveu ainda 115 municípios nos 26 territórios de identidade do estado, que durante seis meses foram minuciosamente estudados para identificar e caracterizar as comunidades artesanais – levando em conta o seu perfil socioeconômico e bens culturais, potencialidades e carências – para subsidiar as ações e projetos das instituições que atuam no segmento artesanal. Foram ouvidos 1.632 artesãos e 102 associações e cooperativas durante a pesquisa.

Hoje, o Mauá atua junto a 86 comunidades artesanais com ações de fomento e em 50 municípios na aquisição da produção – somente este ano, foram mais de 25 mil peças compradas para comercialização em suas duas lojas, na Barra e no Pelourinho, e nas diversas feiras realizadas ao longo do ano.

Além da tradicional Feira Baiana de Artesanato, o instituto divulgou a legítima arte produzida no estado nos diversos cantos do país.

Fonte: Calila Notícias


WWW.CLICKFIOS.COM.BR Sua loja de armarinhos 24 horas na internet!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...