quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Da informalidade ao reconhecimento comercial



O artesanato vem conquistando espaço no comércio de Santa Cruz do Sul. Eventos como o Brique da Praça ilustram o crescimento da atividade. Segundo o responsável pelo Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) em Santa Cruz do Sul, Jorge Wolman, 73 mil profissionais possuem a carteira de artesão no Rio Grande do Sul, sendo 3 mil no Vale do Rio Pardo.


 No entanto, apenas 25 são considerados ativos no programa, ou seja, comparecem com frequência à agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) para renovar a carteira ou emitir notas fiscais. “Se por um lado existe bastante gente cadastrada, por outro a região ainda precisa de mais incentivo. Mas isso também depende da iniciativa dos próprios artesãos, que estão muito desunidos. Ainda existe muita concorrência entre eles”, avalia.


Para estimular a organização de grupos de produção, associações, cooperativas ou redes, o PGA trabalha no sentido de sugerir políticas públicas para o setor, qualificar os trabalhadores do segmento e apoiar a comercialização dos produtos. O programa é desenvolvido desde 1964 pelo governo do Estado, através da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), vinculada à Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social.


 As ações são centralizadas na Casa do Artesão de Porto Alegre, sede administrativa do PGA de onde são emitidas as carteiras, atestados, declarações, organizadas exposições, feiras e cursos. Outros 20 municípios gaúchos também contam com uma Casa do Artesão, entre eles Venâncio Aires.


Conforme Wolman, já está em andamento um projeto para viabilizar uma unidade em Santa Cruz. O espaço seria construído dentro do próprio Sine, nos moldes das agências de Pelotas e Caxias do Sul. No local, os artesãos poderiam expor produtos em forma de rodízio. “Estamos na Marechal Floriano, que já é uma vitrine. Temos uma boa circulação de pessoas em busca de vagas de emprego ou à procura de serviços como emissão de carteiras de identidade ou trabalho. Todas essas seriam um público em potencial na loja”, prevê.

Autor: Roseane Bianca Ferreira


WWW.CLICKFIOS.COM.BR - Sua loja de armarinhos 24 horas na internet!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...