quarta-feira, 23 de março de 2011

Pavilhão do Artesanato de Penedo começa a funcionar



Os comerciantes que trabalhavam na “Feira do Barro” de Penedo, que funcionava numa praça localizada em frente ao supermercado Ki-Barato, já estão trabalhando no Pavilhão do Artesanato. O novo espaço está situado na orla ribeirinha , localizado entre o Bar e Restaurante Oratório e a área de lazer com vista para o Rio São Francisco.

O local ainda passa por ajustes, mas já funciona como novo endereço para os três pontos de alimentação, um estúdio de fotografia digital, um ponto de recarga para celular e comerciantes de peças de artesanato. Os microempresários foram deslocados da praça Comendador José da Silva Peixoto por conta do projeto de reurbanização da orla de Penedo que pretende eliminar todas as barreiras físicas que impedem a visualização completa do casario colonial da “Cidade dos Sobrados”, como foi chamada pelo sociólogo e historiador pernambucano Gilberto Freyre.

De acordo com a Secretária Municipal de Infraestrutura e Obras, a arquiteta Melissa Mota, o projeto não previa um novo local de trabalho para os comerciantes da “Feira do Barro”, todos usuários dos quiosques que pagam pelo uso do espaço público. Para evitar um problema social, a prefeitura de Penedo providenciou o novo local para os doze comerciantes que deixaram o antigo espaço logo depois do carnaval.

Na praça, restaram de pé uma árvore (um flaboyant) e o busto do Comendador José da Silva Peixoto,que ‘observa’ as mudanças em seu entorno, onde um largo começa ser trabalhado, seguindo a concepção urbanística das áreas próximas já concluídas.

Um pouco mais adiante, descendo as escadas de acesso à orla ribeirinha, os microempresários começam uma nova etapa de trabalho. Como a procura ainda está abaixo da média registrada na “Feira do Barro”, eles providenciaram faixas para informar sobre o funcionamento do novo local.

Em alguns boxes, a pintura das esquadrias retiradas por pessoas pagas pelos comerciantes e que estão sendo aproveitadas nos boxes do Pavilhão recebem a pintura que será a mesma em todas portas e janelas de ferro para manter um padrão.

O projeto de informação visual também está a cargo da prefeitura, segundo Melissa Mota, e ainda a construção de uma rampa de acesso direto ao Pavilhão do Artesanato em atendimento a uma reivindicação dos próprios comerciantes que estão colocando, por conta própria, revestimento e fôrro nos boxes onde estão trabalhando, conforme ficou acertado durante as reuniões realizadas para tratar da desativação da “Feira do Barro” de Penedo.
 
por Fernando Vinícius

Fonte: Aqui Acontece



WWW.CLICKFIOS.COM.BR - Sua loja de armarinhos 24 horas na internet!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...