quinta-feira, 30 de junho de 2011

Dez razões para visitar a 11ª Mega Artesanal


Começou nesta quarta-feira, dia 29, a Mega Artesanal, uma das maiores feiras de produtos e técnicas para artes, artes manuais e artesanato. O evento acontece no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo e vai até domingo, dia 3 de julho.  Confira dez razões para comparecer à Mega Artesanal:
Casa Mega Faça Fácil
A grande novidade da 11ª Mega Artesanal é a Casa Mega Faça Fácil, uma casa toda decorada com objetos de arte e artesanato que mostra como o conceito de decoração pode ser aproveitado de maneira sustentável e criativa utilizando objetos feitos artesanalmente. O projeto, que se materializou em uma casa com dez ambientes, é fruto do trabalho de 30 artistas e artesãos.

Trezentos expositores
A Mega Artesanal reúne a indústria, o comércio, ateliês e artesãos em um espaço de 33 mil m². A feira contempla toda a cadeia do setor artesanal e oferece ao público a oportunidade de encontrar em um só lugar ferramentas, insumos e produtos acabados, das mais variadas técnicas, de várias regiões do Brasil e de outros países também.

Dez mil cursos por dia, a maioria gratuitos
Um dos pontos altos da Mega Artesanal é a oferta de cursos, a maioria gratuitos São cerca de dez mil cursos por dia, das mais variadas técnicas. Só um dos expositores, a Acrilex, por exemplo, prepara mais de 1200 kits para cada dia da feira. Tudo o que o aluno faz na aula, leva para casa, na hora.

Treze exposições artísticas
A Mega Artesanal é palco também de 13 exposições artísticas: Releitura da Obra de Portinari em Patchwork, Mostra de Origami, Mostra e Oficina de Oshibana (arte que utiliza vegetais desidratados para transformá-los em peças de decoração), Mostra de Pintura em Seda, Mostra Nossas Lembranças (em patchwork e quilt), Tecidos, Formas e Cores, que traz uma combinação de técnicas de aplicação em tecido, pintura e quilting, Perspectivismo, Mangá Paper 3D (scrapbooking em terceira dimensão), Mostra Cores (quadros), Museu Têxtil Itinerante, com mais de 300 tipos de teares de diversos países, Mostra de Xilogravura, Mostra de Artesanato Regional da Colômbia, com espaço para degustação de café colombiano e Mostra Arte Brasil, que expõe o trabalho de artistas que trabalham com fogo para produzir peças em cerâmica, vidro, porcelana e metal.

Atrações internacionais
A Mega Artesanal consolida-se entre os grandes eventos mundiais por seu gigantismo e também pela participação estrangeira. Em 2011, a feira conta com uma área de exposição internacional, que inclui a Mostra de Artesanato Regional da Colômbia, e estandes, como o ABC Group, do Chile, a Asociación de Manualidades y Arte Decorativo, do Peru, a Convención Colombiana de Pintura y Manualidades da Colômbia, a Expohobby da Argentina, Tentaciones Export-Import da Bolívia, a Tradex do México e a Trade Point da Guatemala.

Sorteios
Quem for à Mega ainda poderá voltar para casa com prêmios. A Marbor, por exemplo, realizará sorteios todos os dias de máquinas de costura Janome 2008, que costura até 8 camadas de jeans, para as pessoas que comprarem em seu estande (Pátio da Indústria, estande nº 43). As obras dos professores de cursos Art Club também serão sorteadas ao público. São pinturas dos artistas Fátima Corrêa que pinta telas em diversos estilos, de Duart’s, George Pergentino JSilva e Maneco Araujo, especialistas em flores e natureza morta, Joel Oliveira, que pinta paisagens, os quadros de Rosas de Dagoberto Vitor – o conhecido Davi das Rosas, Cecília Braun que pratica arte contemporânea e o fino artesanato feito com sementes do artista Ale Zanonato.

WR Consciente
A WR São Paulo, organizadora da Mega Artesanal, preocupa-se com sustentabilidade, e criou, desde 2008, o projeto WR Consciente que tem como objetivo atuar de maneira eficaz no combate ao desperdício de água e de energia elétrica, na coleta seletiva e na reciclagem do lixo produzido nos eventos e na destinação de sobras de materiais em exposição. A montagem da estrutura, a manutenção diária do pavilhão e a desmontagem seguem as boas práticas com o meio ambiente. O volume de lixo gerado é direcionado para ONGs que trabalham com o reaproveitamento dos materiais. No ano passado, foram coletados e reciclados 14 toneladas de papelão, madeira, vidro, carpete, plástico, latas de alumínio, óleo e etc

Concurso de Arte Consciente
Pelo terceiro ano consecutivo, a Mega Artesanal também promove o Concurso de Arte Consciente que premia a criatividade dos artesãos que utilizam materiais recicláveis para produzir uma peça de arte. O Concurso é sempre temático e o mote da edição deste ano é “A Itália e seus encantos”. A participação é aberta a todo cidadão preocupado com questões ambientais que enviaram as peças até 7 de junho. A escolha dos vencedores é feita por uma comissão composta por 5 jurados, nomeados pela própria WR e irá considerar a originalidade, a compatibilidade com o tema, a criatividade, o impacto inicial, o grau de dificuldade, a inovação, o design e o acabamento. A premiação será no dia 2 de julho, às 18h, no Palco Mega, localizado na área central da feira entre o Pátio da Indústria e o Paço do Comércio. Os três primeiros colocados receberão ferramentas da Dremel e kits Mega Artesanal com diversos itens para artesanato.

Prêmio Artesão do Ano
Visitante pode votar e escolher o vencedor do Prêmio Artesão do Ano. Os candidatos foram pré selecionados por uma comissão composta por cerca de 400 profissionais e formadores de opinião, e na feira acontece a votação popular e a avaliação de um júri especializado. São 35 artesãos, em 14 categorias: biscuit, bordado, crochê, decupagem, EVA, feltro, fuxico, patchwork, pintura decorativa, pintura em tecido, reciclagem, scrapbooking, tricô e revelação do ano.

Atrações do Palco Mega
Além da entrega das premiações do Concurso de Arte Sustentável e do Artesão do Ano, o Palco Mega, também é espaço para desfile de moda das criações da artesã Marie Castro para a Purafibra ( dias 29 de junho e 2 de julho, às 14h e às 17h), e de performances do artista Jefferzion que irá pintar telas enquanto dança (diariamente, das 15h às 16h). Também participarão do palco os ceramistas Wandecock Cavalcanti e César Barbosa. O primeiro é especialista em arte sacra e poderá ser visto nos dias 28 e 30 de junho das 10h às 14h30, e César Barbosa poderá ser visto exclusivamente no dia 1 de junho das 10h às 14h30.

Serviço:
Mega Artesanal 2011
Data: 28 de junho (dia do lojista)
De 29 de junho a 03 de julho (aberto ao público em geral)
Local: Centro de Exposições Imigrantes – São Paulo / SP
Endereço: Rod. dos Imigrantes, Km. 1,5
Horário: 28 de junho, das 11h às 19h
29 de junho a 2 de julho, das 11h às 19h; dia 3 de julho, das 11h às 17h
Ingresso: R$ 10,00
Proibida a entrada de menores de 12 anos
Organização: WR São Paulo Feiras e Congressos
Patrocínio: Acrilex, Casa da Arte, Condor, Editora On line, Gato Preto e Progresso
Mais informações: www.megaartesanal.com.br

Fonte: redenoticia.com.br


Clickfios.com - Sua loja de armarinhos 24 horas na internet!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...