terça-feira, 28 de junho de 2011

Técnica Foundation

Materiais:

TECIDOS ESTAMPADOS TELANIPO
RÉGUA PARA FOUNDATION
MOLDE PARA FOUNDATION
ESPÁTULA FRISADORA
BASE DE CORTE PATCHRULER
FERRO DE PASSAR
MÁQUINA DE COSTURA JANOME 2030 DC
CORTADOR PATCHRULER 45mm
CANETA PARA TECIDO
LINHA PARA COSTURA NA COR CINZA CLARO

Passo a Passo:
É rápida, precisa e estabilizada,pois o risco (MOLDE) fica no trabalho.
Voce não precisa ficar horas rasgando papéizinhos e afrouxando os pontos de seu bloco,pois esta entretela é própria e pode permanecer no trabalho.Poderemos usar placa de corte,o Rotary e a régua de foundation para facilitar ,mas também poderemos usar sómente uma boa tesoura.
A técnica se baseia no COSTURA E VIRA.
Porém há segredinhos que devemos saber para facilitar ainda mais.o molde é composto de várias partes ,cada uma com um numero o que nos dá a posiçaõ certa para sua confecção.
O segredo é o nro 1 - este SEMPRE estará com o lado direito para cima.
Já o nro 2 irá sobre o nro 1 com o direito para baixo,portanto " direito com direito",costuramos,no risco que separa os dois nros.
Aparamos as rebarbas para que a costura fique limpa,"ABRIMOS E PASSAMOS",ficaremos com os dois ,nros 1 e 2 com o direito para cima.Sobre o nro 2 colocaremos o nro 3 com o direito do tecido para baixo ( direito com direito)novamente,e assim por diante.
Existem blocos únicos ,que não tem nenhum recorte e nem uma emenda,como os projetos 001 e 002 entre outros,e existem os blocos subdivididos que são feitos em partes e depois emendados,como as estrelas....Com esta técnica podemos fazer um nro indeterminado de blocos que ficarão perfeitos e iguais sempre,bastando para isto usar os moldes e seguir atentamente a linha de costura.Podemos fazer estrelas com pontas perfeitas...
Usaremos todos nossos restinhos de tecidos por menores que sejam,para uma "janelinha",um miolinho de flor,uma pétala. NÃO JOGUE SEUS RESTINHOS FORA POR MENORES QUE SEJAM.
O ÚNICO PORÉM: NÃO USE FERRO A VAPOR.
Quando sua colcha ,seu painel ou o que vc fizer for lavado,normalmente a tinta do molde, que é a base de água,sairá sem deixar nenhum residuo.
Porem se vc usar um calor úmido este trará a tinta para o tecido e fixará no mesmo,marcando seu trabalho.
Para fazer uma colcha onde vc precisará de uma centena de blocos iguais ou mais.

Clique no título da postagem e assista o vídeo!!!

Fonte: Artesã Jane Leonetti - Programa Arte Brasil - Tudo em Artesanato!

Clickfios.com - Sua loja de armarinhos 24 horas na internet!!!