segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Faça a sua Parte: Mauricio realiza coleta seletiva de lixo para ajudar na preservação do planeta


Ex-BBB também criou o projeto Joah Social com o objetivo de trazer melhorias sociais e ecológicas


Quando Mauricio deixou a casa do BBB pela primeira vez, em meio a muita emoção, lançou a seguinte frase: “Lá em casa nós reciclamos lixo, façam isso também.” As palavras do músico parecem ter entrado na mente de todos os seus fãs. Quando passou alguns dias na Casa de Vidro, montada em um shopping carioca com o objetivo de escolher um entre os cinco ex-BBBs já eliminados para voltar à casa, ele disse que recebeu muitas mensagens sobre a conscientização da coleta seletiva.

”Muita gente chegava com cartaz escrito: ‘Maumau, eu reciclo lixo’, ou ‘Sua mensagem é um exemplo para o cuidado do planeta’. O Big Brother tem uma visibilidade muito grande, devemos usá-lo a favor de causas importantes”, diz.



Mauricio começou a coleta seletiva junto com seu pai, Paulo Joaquim, há mais de cinco anos. A ação começou por iniciativa do condomínio onde o músico mora, no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro. Síndico e conselheiros procuraram uma cooperativa que recolhe lixo reciclável para saber o que era preciso para implantar o sistema no prédio. A resposta foi simples: instale duas lixeiras, uma onde vão os resíduos orgânicos, e outra com tudo que pode ser reciclado.

A partir daí não apenas o ex-bbb, mas todos os moradores de seu condomínio passaram a fazer a coleta seletiva. Toda sexta-feira, a cooperativa responsável pela parte reciclável recolhe sua parte. Depois disso, começa um novo trabalho.

Todo o material recolhido - latas, papel, plástico, papelão, etc – é distribuído em diversos centros de reutilização. Neles são produzidas diversas peças como poltronas de garrafa pet, brinquedos feitos com latinhas de refrigerante, porta retrato de jornal e até telhas de embalagem longa vida.

Mauricio se orgulha muito do trabalho que faz, e acredita que o caminho para tornar o mundo um lugar ecologicamente melhor está nesses pequenos atos. “Esse tipo de ação é fácil, se todos praticarem conseguimos um movimento no mundo muito maior”, afirma.

Além de separar o lixo, o músico tem pequenas atitudes diárias que fazem a diferença. Escova o dente com a torneira fechada, toma banhos de no máximo oito minutos, e luz acesa apenas quando necessário. Ele também criou em conjunto com sua banda o “Joah Social”, projeto que tem o objetivo de criar melhorias ajudando o planeta. “Já acordamos oito horas da manhã em um domingo, na companhia de várias pessoas, para plantar árvores em um local desmatado”, conta.



O ex-bbb acredita que o segredo para a conscientização geral é simples: enraizar no pensamento das pessoas que ações ecologicamente corretas e sustentáveis devem virar um hábito. “Não adianta plantar árvore apenas uma vez. Não adianta reciclar lixo e jogar papel de bala na rua. Você deve criar o hábito, entender que essas atitudes são até obrigação”, afirma.

Mauricio aproveitou também para aconselhar a todos sobre fazer a diferença em busca de um mundo melhor. “A conscientização está dentro de você. Temos que compreender que o planeta é a nossa casa. Assim como cuidamos do nosso quarto, devemos cuidar de todo o resto. Somos responsáveis por tudo que acontece de bom e de ruim aqui. Uma pessoa agindo corretamente acaba contagiando outra dez. Se todos fizerem isto, temos um planeta consciente. Não vamos desistir”.

Para quem deseja informações sobre a coleta seletiva de lixo, a ONG Ecomarapendi criou a Recicloteca, que fica no bairro e Botafogo, no Rio. Ela consiste em um Centro de Informações sobre Reciclagem e Meio Ambiente, e auxilia quem busca reaproveitar e recilar resíduos. As fotos de Mauricio foram feitas no local. 


Fonte: Quem - Acontece

Clickfios.com - Sua loja de armarinhos 24 horas na internet!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...