sábado, 10 de setembro de 2011

Artesanato sergipano é sucesso na ExpoSergipe 2011


Um grande estande com as peças do artesanato produzido no Centro-Sul está instalado pelo Centro de Arte e Cultura J.Inácio, vinculado à Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), na 48ª edição do ExpoSergipe. O evento acontece no período de 7 a 11 de setembro no Parque de Exposições Paulo Nicolau de Almeida, em Lagarto.

Bordados e produtos em palha e cerâmica genuinamente sergipanos produzidos em Lagarto, Itabaiana, Simão Dias, Tobias Barreto e Moita Bonita estão expostos e à venda no local. Além do artesanato, produtos da agricultura familiar do Sistema de Produção Integrada e Sustentável (Pais) também integram a Feira.

A artesã Salomé Lima, de Itabaiana, disse estar satisfeita com o resultado das vendas. “Confecciono peças em biscuit e fiz questão de participar da Feira em Lagarto. Os produtos estão sendo bem aceitos pela população”.

Para Raimunda Alves, a oportunidade também foi muito válida para divulgar o seu trabalho. “Como a ExpoSergipe traz muitas pessoas de fora, nosso artesanato é apreciado por muitos visitantes. Até domingo tenho esperança de vender várias peças”, ressaltou a artesã, que faz bordados em ponto de cruz.

“O melhor dessas exposições são os momentos em que podemos distribuir os nossos contatos e, com isso, muitas vezes, garantimos uma encomenda de bordado. É sempre interessante realizarmos esses tipos de exposição”, explicou a artesã Maria José Viana, de Tobias.

A visitante Roseclay dos Santos disse ter aprovado a novidade de ter artesanatos na ExpoSergipe. “Visito a feira todos os anos com minha família. A inovação em trazer peças do artesanato para feira é super interessante, pois entre um passeio e outro, podemos levar para casa uma bela peça confeccionada por estes artesãos talentosos”.

A assessora da Secretaria de Estado da Agricultura, Lívia Silva, destacou a preocupação do Governo do Estado em divulgar o trabalho dos artesãos e fortalecer a agricultura familiar. “Pela primeira vez, a 

ExpoSergipe traz como novidade a venda de artesanato e a venda de produtos da agricultura familiar. O objetivo é oferecer não apenas mais um espaço de comercialização para os produtores, mas dar visibilidade estadual ao trabalho deles”.

O evento

A ExpoSergipe é uma realização da Êxito Eventos em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (Sagri). A feira proporciona ao visitante a apreciação de produtos e serviços agropecuários e de aquicultura, instituições financeiras com linhas de crédito especificas, gastronomia, apresentações culturais, palestras, cursos, clínicas e oficinas para criadores e pista de julgamento para pônei, ovinos e bovinos.

Além da exposição de animais, esse ano acontece a exposição especializada em Pônei Brasileiro e a 9ª Expovec (Exposição de Ovinos e Caprinos de Sergipe) com ênfase em ovinos da raça Santa Inês.

Fonte: Agência Sergipe


Clickfios.com - Sua loja de armarinhos 24 horas na internet!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...