segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Bloco de tiras em Patchwork

MATERIAIS:
50cm DE TECIDO CRU
30cm DE TECIDO NA COR PRETA
RETALHOS DE TECIDO COLORIDOS
ENTRETELA FINA COM COLA
MANTA RESINADA
CORTADOR CIRCULAR
RÉGUA DE PATCHWORK
TAPETE EMBORRACHADO
MOLDE DE PAPEL CARTÃO ( 20 X 20cm )
LINHA PARA COSTURA
MÁQUINA DE COSTURA JANOME 2008
LÁPIS 6B
ALFINETES

PASSO A PASSO:
Transfira o molde de 20cm x20cm para a entretela com lápis 6B.
Faça um traço na diagonal.
Serão necessários 8 blocos.
Pegue um quadrado de entretela , e coloque na risca traçada na diagonal uma tira um pouco maior que o quadrado , com o direito para cima. Em cima deste tecido coloque outra tira com o direito para baixo.
Leve à máquina e costure com um pé de máquina . Abra a tira para o outro lado e coloque outra tira em cima desta segunda tira e costure novamente.
Faça isso consecutivamente, até a ponta do quadrado. Repita o mesmo processo no outro lado do quadrado.
Faça isso mais 7 vezes
Uma vez completado todos os 8 quadrado ,uni-los um aos outros em tiras horizontais de 4 quadrados. Teremos 2 tiras iguais.
Seguidamente costure um tira na outra. Feito isso, corte no tecido cru e na manta resinada , um pouco maior que o topo do trabalho. Leve a máquina novamente e passe um zig zag para segurar as 3 camadas. Na seguinte ordem:
Forro, manta e o topo.
Corte uma tira de 4cm para o viés no tecido preto,e costure em toda volta do trabalho.
Neste tipo de trabalho vc poderá fazer com tiras da mesma medida e aumentar o tamanho do molde.
Ex: molde de 25cmx25cm e tiras de 5cm.
Pode- se fazer toalhas de mesa e colchas de solteiro e casal.

Clique no título da postagem e assista o vídeo!!!

Fonte: Artesã Geisa Lentini - Programa Arte Brasil - Tudo em Artesanato!!!

Clickfios.com - Sua loja de armarinhos 24 horas na internet!!!