terça-feira, 29 de novembro de 2011

Artesanato representa cultura alagoana em Feira Nacional realizada em MG



Artesãos alagoanos expuseram seus produtos para comercialização na Feira Nacional de Artesanato, entre os últimos dias 22 e 27, no Pavilhão Expominas, em Belo Horizonte. As peças foram apresentadas pela equipe do Programa de Artesanato Brasileiro em Alagoas (PAB/AL), coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), e representam a identidade cultural do Estado e sua diversidade artesanal.


O bordado redendê, do município de Piranhas, as peças em cerâmica e barro de Capela, o tradicional filé de Marcehal Deodoro e Pontal da Barra, trabalhos de patchwork, provenientes de Boca da Mata, produtos feitos a partir da palha de ouricuri e de taboa, de Coruripe e de Feliz Deserto respectivamente, representaram o artesanato alagoano em meio a 50 mil peças expostas de todos os estados brasileiros e mais nove países.


Para a coordenadora do PAB em Alagoas, Sônia Normande, “a feira é uma oportunidade para ampliar a visibilidade do rico artesanato alagoano perante o resto do país e do mundo, além de enriquecer conhecimentos e estabelecer novas relações de negócios entre os artesãos e os visitantes do evento”, explicou.


O evento, denominado Mãos de Minas, é uma forma segura de divulgação da atividade, que muitas vezes constitui a única ou principal fonte de renda das famílias. Através da articulação do PAB junto aos artesãos e aos organizadores das feiras de artesanato, os artesãos conseguem comercializar seus produtos para demandas maiores e/ou contínuas.


“Com as feiras, principalmente as nacionais, é possível perceber a credibilidade do artesanato alagoano pela fidelidade dos clientes com os artesãos. Nessa feira mesmo, o artesão João das Alagoas destinou algumas peças para antigos compradores de Minas”, destacou Sônia Normande.

Fonte: Primeira Edição


Clickfios.com - Sua loja de armarinhos 24 horas na internet!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...