quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Joaninha de crochê




Que tal confeccionar uma joaninha de crochê para decorar seu quarto? Com esta idéia pra lá de criativa, você fará peças exclusivas!


Tamanho: 40 x 14 cm


Materiais necessários:
• Fio Anne (novelo com 500 m) da Círculo, 1 novelo em cada uma das cores: salmão (3301), preta (8990), vermelha (3635), branca (8001) e rosa (3301) ( Encontre Aqui )
• Linha para costurar; ( Encontre Aqui )

agulha para crochê da Círculo n° 1 (2,0 mm); 
2 botões pretos com 1,0 cm de diâmetro
• 1 botão salmão com 1 cm de diâmetro
• 1 aplique de strass em formato de flor
• Arame
• Plumante para o enchimento
• 35 x 36 cm (2 peças para o corpo), 10 x 8 cm (12 peças para as patas) de tecido para forro preto
• 22 x 22 cm de tecido para forro salmão. ( Encontre Aqui )



Pontos e abreviaturas utilizados: 
ponto (p.), correntinha (corr.), ponto baixíssimo (p.bx.), ponto baixo (p.b.) e ponto alto (p.a.).


Modo de fazer: 
Parte de baixo do corpo – com o fio preto, faça 21 correntinhas, 1 ponto baixo laçando a 2ª correntinha, a contar da agulha. Trabalhe acompanhando o diagrama 1. Após concluir a 48ª carreira, arremate.  Parte superior central do corpo – prenda o fio preto com 1 ponto baixíssimo na parte inferior do corpo e trabalhe acompanhando o diagrama 2. A 37 cm de comprimento, arremate. Asas – com o fio vermelho, faça 22 correntinhas, 1 ponto baixo laçando a 2ª correntinha, a contar da agulha. Trabalhe acompanhando o diagrama 3. Após concluir a 60ª carreira, arremate. Faça 2 peças. Pintas – com o fio preto, faça 5 correntinhas, 1 ponto baixíssimo, laçando a 1ª correntinha para fechar o anel e trabalhe ao redor acompanhando o diagrama 4, em carreiras circulares. Após concluir a 2ª carreira, arremate. Faça 10 peças. Cabeça – com o fio preto, faça 5 correntinhas, 1 ponto baixíssimo laçando a 1ª correntinha para fechar o anel e trabalhe ao redor acompanhando o diagrama 5, em carreiras circulares. Após concluir a 19ª carreira, arremate. Faça outra peça usando o fio salmão. Detalhes laterais e superior da cabeça – na peça preta, prenda o fio preto com 1 ponto baixíssimo e trabalhe acompanhando o diagrama 6, para formar o primeiro detalhe lateral. Deixe um intervalo de 6 cm e trabalhe o detalhe superior, deixe mais 6 cm de intervalo e trabalhe o segundo detalhe lateral. Olhos – com o fio branco, faça 6 correntinhas, 1 ponto baixíssimo laçando a 1ª correntinha para fechar o anel e trabalhe ao redor acompanhando o diagrama 7.

Faça 2 peças. Nariz – com o fio vermelho, faça 6 correntinhas, 1 ponto baixíssimo laçando a 1ª correntinha para fechar o anel e trabalhe ao redor, acompanhando o diagrama 8. Boca – com o fio vermelho, faça 11 correntinhas, 1 ponto baixo laçando a 2ª correntinha, a contar da agulha, e trabalhe acompanhando o diagrama 9. Patas – com o fio preto, faça 23 correntinhas, 1 ponto baixo laçando a 2ª correntinha, a contar da agulha, e trabalhe da seguinte maneira: 1ª carreira – 22 pontos baixos; 2ª carreira – 4 pontos baixos, 2 pontos baixos fechados juntos, 16 pontos baixos; 3ª carreira – 15 pontos baixos, 2 pontos baixos fechados juntos, 4 pontos baixos; 4ª carreira – 4 pontos baixos, 2 pontos baixos fechados juntos, 14 pontos baixos; 5ª carreira – 13 pontos baixos, 2 pontos baixos fechados juntos, 4 pontos baixos; 6ª carreira – 4 pontos baixos, 2 pontos baixos fechados juntos, 12 pontos baixos; 7ª carreira – 11 pontos baixos, 2 pontos baixos fechados juntos, 4 pontos baixos; 8ª carreira – 4 pontos baixos, 2 pontos baixos fechados juntos, 10 pontos baixos; 9ª carreira – 9 pontos baixos, 2 pontos baixos fechados juntos, 4 pontos baixos, arremate. Prenda o fio com 1 ponto baixíssimo na 1ª correntinha da base e trabalhe da mesma forma. Faça 6 peças. Flor rosa – com o fio rosa, faça 4 correntinhas, 1 ponto baixíssimo laçando a 1ª correntinha para fechar o anel e trabalhe ao redor acompanhando o diagrama 10. Flor branca – com o fio branco, faça 4 correntinhas, 1 ponto baixíssimo laçando a 1ª correntinha para fechar o anel e trabalhe ao redor acompanhando o diagrama 11.


Acabamento: 
Una as peças de forro ao redor deixando uma abertura para encher. Encha com o plumante e feche a abertura com pontos à mão. Corpo – costure as asas na parte central superior do corpo, costure uma das laterais, coloque o forro e costure a outra lateral. Aplique as pintas com pequenos pontos. Cabeça – costure os olhos, o nariz e a boca na parte salmão da cabeça, distribuindo as peças como indicado no esquema. Pregue os botões pretos nos olhos. Com o fio preto, trabalhe de 4 a 5 correntinhas para formar cada um dos cílios. Una as peças salmão e preta com o forro. Prenda com pequenos pontos os detalhes sobre a parte salmão. Prenda a cabeça no corpo com pequenos pontos. Patas – dobre cada peça ao meio com o forro intercalado e costure ao redor. Costure as patas na parte inferior do corpo com pequenos pontos. Antenas – usando o fio preto, trabalhe uma carreira de pontos baixos para encapar cerca de 20 cm de arame. Faça 2 peças. Enrole uma das pontas de cada peça e encaixe na cabeça. Aplique as flores próximas às antenas.


Fonte: Portal de Artesanato!!!
Produção: Janete Moraes l Criação e execução: Roberta Mello l Foto: Darcio de Jesus


Clickfios.com - Sua loja de armarinhos 24 horas na internet!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...