terça-feira, 27 de março de 2012

Bolsa com Patchwork e Fuxico

LISTA DE MATERIAIS:
MÁQUINA FIT LASER MODELO II
CARTELAS DE MOLDES FIT LASER REF. 05
MÁQUINA PARA COSTURA
60cm DE TECIDO POLIÉSTER NA COR VERMELHA
60cm DE MANTA ACRÍLICA 
1m DE TERGAL XADREZ MIÚDO PRETO E BRANCO
20cm DE TERGAL XADREZ GRAÚDO PRETO E BRANCO
20cm DE TECIDO OXFORD NA COR PRETA
RETALHOS DE MUSSELINE PRETA
LINHA PARA BORDAR VERMELHA
LINHA PARA COSTURA PRETA
AGULHA PARA BORDAR 
AGULHA PARA COSTURA 

PASSO A PASSO: 
1. Corte 1 retângulo no tecido vermelho, que será a base para o trabalho na medida de 60cm x 70cm
2. Corte a mesma medida da manta acrílica
3. Corte a mesma medida do tergal xadrez miúdo
4. Recorte na Fit Laser, utilizando o molde quadrado da cartela 05 (veja o DVD Fit Laser como fazer recorte sem desfiados)nas quantidades:
a. 5 quadrados de tergal xadrez graúdo.
b. 10quadradosde Oxford preto.
c. 8quadrados de tergal xadrez miúdo.
5. Faça fuxicos n, 4 utilizando o kit fuxico Fit Lasernas quantidades:
a. 4fuxicos preto
b. 4fuxicos xadrez miúdo.
c. 4fuxicos xadrez graúdo.
6. Faça 12 pomponzinhos vermelhos de fuxico recheado, (vide DVD Fit Laser, como rechear fuxicos)utilizando a forma de fuxico n. 1:
7. Distribua os quadradossobre o retângulo de base sem recorte, juntamente com a manta. Comece pelo centro conforme esquema da foto:
a. Primeiramente distribua os recortes de xadrez graúdo.
b. Depois vá colocando os recortes de xadrez miúdo as laterais
c. E por fim coloque os quadrados pretos
d. Deixe cerca de 3 mm de distância entre os quadrados para formar o vivo vermelho, utilize um gabarito para a distância ficar bem padronizada, uma fitinha n. ´0´ que nos serviu de base para distância entre os quadrados. Se preferir faça o gabarito de papel.
8. Penda primeiramente com alfinetes e depois alinhave para fixar bem o tecido. Então, fixe os quadrados sobre o forro e sobre a manta acrílica. 
9. Borde com ponto alinhavo utilizando a linha Clea vermelha, o ponto pode ser outro que você preferir, pode também ser aplicado na máquina de costura.
10. Recorte a base da bolsa no contorno deixando uma sobra cerca de 1 cm
11. Faça uma cópia desta base da bolsa no xadrez miúdo, que será o forro e reserve.
12. Vire o tecido pelo avesso e junte as 3 pontas pretas de um lado e fixe com alfinete, assim formará a base (fundo) da bolsa e depois junte as duas laterais preta. Deixando o resto aberto
13. Emende o forro da bolsa no mesmo modo que a bolsa, seguindo o mesmo esquema, sendo que uma das laterais, após a emenda do fundo ficará sem emenda.
14. Vire a bolsa para o lado do avesso e também o forro e emende um no outro onde será a abertura da bolsa. E vire pelo lado direito pelo espaço não costurado no forro. Ante de virar apare as pontas do tecido chanfrando para dar um acabamento mais delicado e onde forma o ´V´ dê um pique próximo a costura.
15. Para a alça, emende com alinhavo forrando com a fibra, 4 quadrados intercalados, dobre ao meio no sentido longitudinal e costure em ´L´ deixando uma abertura para virar. Após virada, embuta as pontas e passe um pesponto para fechar.
16. Prenda a alça na pontas da bolsa com um ponto mais forte e sobre ela aplique o fuxico preto com o pomponzinho. Oriente-se pela foto da bolsa.
17. Para fecha a bolsa utilize velcro ou botão de pressão, neste local coloque outro fuxico xadrez com o pompom.
18. Distribua os demais fuxicos conforme a foto da bolsa ponta, no lado da frente e trás.

Clique Aqui e Assista o Vídeo!!!!

Fonte: Artesã Ivone Lobato - Programa Arte Brasil - Tudo em Artesanato!!!

Clickfios.com - Sua loja de armarinhos 24 horas na internet!!!