segunda-feira, 12 de março de 2012

JOGO AMERICANO COM FLORES DO JARDIM DA VOVÓ

Medidas
Largura - 28 cm
Comprimento - 45 cm

Material necessário:
50 cm de tecido verde claro A
1 Fat Eight de tecido Estampado Marrom B
1 Fat Eight de tecido Estampado Floral C
1 Fat Eight de tecido Estampado Vinho D
1 Fat Eight de tecido Estampado Tostado E
1 Fat Eight de tecido de Faixinhas Verde Oliva F
1 Fat Eight de tecido de Faixinhas Telha G
1 Fat Eight de tecido de Laranja H
50 cm de Manta Acrílica
30 cm de entretela colante em uma das faces
Linha de Costura 100% Algodão na Cor Neutra
Linha para Quilting Gutermann na Cor Ecru
Caneta Marcadora (que desaparece sozinha)
Placa de corte, régua e cortador circular
Material básico para costura

Cortando os tecidos:
Tecido Verde Claro (A):
1 faixa de 8 x 50 m 

Demais tecidos (B,C,D,E,F,G,H):
1 faixa de 8 x 50 cm de cada 

Montagem dos ´ four patches´
Reserve uma de cada das faixas cortadas e costure-as duas a duas da seguinte forma: 
A com B
C com D
E com F
G com H
Passe a ferro dirigindo as costuras para os tecidos B, D, F e H.
Coloque cada uma dessas novas faixas sobre a placa de corte, refile e corte fatias de 8 cm de largura.
Junte as fatias duas a duas para formar os ´Four Patches´, costurando da seguinte forma:
A + B E + F 
D + C H + G
Para cada toalhinha costure 1 unidade de Modelo 1 e 1 unidade do Modelo 2.
Esse passo possibilita a montagem de 3 toalhas. Para fazer mais toalhas, repita toda operação cortando mais faixas. 

Montagem do corpo da toalha americana:
Costure os ´Four Patches´ de dois em dois, formando carreiras da seguinte forma:
Modelo 1 + modelo 2 
Modelo2 + modelo 1 

Montagem da metade da flor do jardim da vovó:
Coloque o molde acrílico sobre o tecido e corte com o cortador, ou transfira o risco para um papelão e recorte o molde.
Coloque o molde sobre o avesso dos tecidos, risque com a ajuda do marcador e recorte usando uma tesoura, exatamente sobre as linhas traçadas.
Costure os dois primeiros hexágonos à máquina (o miolo e uma das ´pétalas´. 
Posicione o terceiro de forma que fique coincidindo com um dos primeiros. Costure exatamente até a costura de junção entre os dois primeiros e retire da máquina.
Dobre o trabalho de forma que o terceiro hexágono fique coincidindo com o segundo anterior. Costure a partir do ponto onde parou e vá até a borda de ambos.
Siga da mesma forma até ter colocado quatro ´pétalas´ ao redor do miolo da flor.
Corte 3,0 cm da base da flor, para que fique apenas a metade e mais a margem de costura.
Coloque sobre a parte colante da entretela e costure ao redor.
Faça piques entre as pétalas e revire para o direito.

***Se em outro trabalho desejar fazer a flor inteira, siga até a última pétala, que deve ser costurada em três etapas, juntando-a à uma pétala, ao miolo e à outra pétala, assim como para fazer o topo inteiro nessa técnica.

Aplicação da flor e montagem do topo:
Do tecido verde reservado para o forro, corte duas faixas de 29 x 10 cm.
Dobre cada faixa ao meio e passe a ferro para vincar.
Posicione uma das metades da flor sobre uma das faixas alinhada a uma das laterais, fazendo com que o centro coincida com o vinco. Passe a ferro para colar e estabilizar.

Montagem:
Costure as faixas com as metades das flores nas extremidades do trabalho com os ´Four Patches´ e passe a ferro.

Montagem do sanduiche e quilting:
Coloque o topo do trabalho sobre o forro, direito com direito e recorte para que fiquem ambos exatamente com o mesmo formato.
Coloque ambos sobre a manta, sendo que o topo deve ficar encostado à manta.
Recorte a manta no mesmo formato.
Costure ao redor. Abra um pequeno trecho e revire para o direito.
Passe a ferro e faça o quilting da forma que desejar.
Faça a aplicação ao redor da flor, usando um ponto decorativo da sua máquina.

Clique aqui e assista o vídeo!!!

Fonte: Artesã Eliana Zerbinati - Programa Arte Brasil - Tudo em Artesanato!!!

Clickfios.com - Sua loja de armarinhos 24 horas na internet!!!