segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Casaco de tricô para bebê


Aposte em peças com cores vibrantes para variar o enxoval do seu garotão


Tamanho: de 6 a 9 meses

Materiais utilizados:

- 1 cone da Pingouin Cristal nas cores 100 (preta), 2229 (postal), 590 (aruba) e 004 (cru)  ( Veja Aqui )
- agulha para tricô Pingouin nº 3
- 5 botões
- aplicações colantes com motivos infantis  ( Veja Aqui )

Pontos e abreviações utilizados:

barra 1/1 – 1ª carreira – * 1 meia (m.), 1 tricô (t.)*; repita  de * a * até o final, 2ª carreira e seguintes – tricote acompanhando o ponto, meia sobre meia, tricô sobre tricô, ponto meia – direito em meia, avesso em tricô, listras – trabalhe no ponto indicado, fazendo * 4 carreiras com o fio na cor aruba, 2 carreiras com o fio na cor preta, 2 carreiras com o fio na cor cru e 2 carreiras com o fio na cor preta *. Repita sempre de * a *.

Modo de fazer:
costas – com o fio na cor postal, monte 84 pontos e tricote em barra 1/1 por 3 cm. Corte o fio, una o fio ao de cor preta e trabalhe em ponto meia. A 21 cm do início, forme as cavas, arremate de cada lado, cada 2 carreiras, 1 ponto (6 vezes). Continue trabalhando em ponto meia sobre os pontos restantes. A 34 cm do início, arremate os pontos.

Frente direita –  com o fio na cor postal, monte 50 pontos e tricote em barra 1/1 por 3 cm, a 1,5 cm do início, faça 1 casa para botão (= 2 pontos juntos em meia, 1 laçada), a 3 pontos da beirada. Corte o fio, una o fio de cor preta e trabalhe sempre os 8 pontos da direita em barra 1/1 (para a beirada de abotoamento) e os demais em ponto meia. Ao mesmo tempo, durante a execução da peça, faça mais 4 casas para botão, com intervalos de 7 cm.  A 21 cm do início, forme a cava, arremate à esquerda, cada 2 carreiras, 1 ponto (6 vezes), e continue trabalhando em ponto meia sobre os pontos restantes. A 29 cm do início, forme o decote, arremate à direita, cada 2 carreiras, 8 pontos, 4 pontos, 3 pontos, 2 pontos e 1 ponto (7 vezes), e continue trabalhando sobre os pontos restantes igual ao início. Arremate.

Frente esquerda – faça como a frente direita, trabalhando somente com o fio na cor postal e sem fazer as casas para botão.

Mangas – com o fio na cor aruba, monte 52 pontos e tricô em barra 1/1, formando as listras, fazendo 4 carreiras com o fio na cor aruba, 2 carreiras com o fio na cor preta, 2 carreiras com o fio na cor cru, 2 carreiras com o fio na cor preta  e 4 carreiras com o fio na cor aruba. Corte o fio, une-o fio na cor preta e trabalhe em ponto meia. Aumente de cada lado, cada 6 carreiras 1 ponto (8 vezes) e continue trabalhando em ponto meia sobre os pontos obtidos. A 21 cm do início, forme as cavas, arremate de cada lado, cada 2 carreiras, 1 ponto (6 vezes).  A 24 cm do início, arremate os pontos.

Capuz dupla-face 

Primeira face – com o fio na cor postal, comece com 4 pontos e trabalhe em ponto meia. Aumente à esquerda, cada 2 carreiras, 4 pontos, 3 pontos, 2 pontos, 1 ponto (7 vezes) e 22 pontos. Em seguida, continue trabalhando em ponto meia aumentando à esquerda, a cada 4 carreiras 1 ponto (8 vezes). Continue trabalhando sobre os pontos obtidos por mais 8 cm e, depois, diminua à esquerda, a cada 2 carreiras, 1 ponto (7 vezes).  Em seguida, aumente à esquerda, a cada 2 carreiras, 1 ponto (7 vezes), trabalhe mais 8 cm sobre os pontos restantes e, depois, diminua, a cada 4 carreiras, 1 ponto (8 vezes). Depois, arremate cada 2 carreiras, 22 pontos, 1 ponto (7 vezes), 2 pontos, 3 pontos e 4 pontos. Arremate os 4 pontos restantes.

Segunda face – faça como a primeira, trabalhe em listras em ponto meia.
Modo de armar: feche os ombros. Monte as mangas. Feche as mangas e os lados. Feche as costuras detrás das duas faces do capuz. Junte as duas, direito contra direito, e feche a costura da frente. 
Vire e prenda ao redor do decote com pontos invisíveis, a partir da metade da tira de abotoamento, prendendo a face listrada pelo direito da peça e a lisa pelo avesso. Pregue os botões. Aplique os motivos colantes nas partes da frente.

Amostra: um quadrado de 10 cm em ponto meia = 26 pontos x 32 carreiras.


Fotos: Vandercy Junior
Produção: Karina Scarpelli
Criação e execução: Ateliê Pingouin
Avião: Adê baby
Tênis: Pernanbucanas
Clickfios.com - Sua loja de armarinhos 24 horas na internet!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...