quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Artesanato baiano é destaque no Nordeste Gourmet


Grupo de artesãs Baianas Caprichosas mostram peças exclusivas no evento

Ao andar pelos corredores do Nordeste Gourmet, que acontece no Shopping Iguatemi, até este sábado (27), é difícil não ser atraído pelas cores, cheiros e sabores que povoam o lugar. Mas, entre garrafas de vinho, temperos e doces variados, um estande chama atenção pela beleza das suas peças e simpatia das ocupantes. Cercadas por panelas de barro, caminhos de mesa e panos de prato decorados, as artesãs do grupo Baianas Caprichosas apresentam peças a chefs, donos de restaurantes e consumidores em geral. 

Fruto de uma parceria entre Sebrae na Bahia e Instituto Mauá, o estande apresenta produtos de artesãos de Salvador e da região Metropolitana voltados para os setores de gastronomia e turismo. “Foram selecionadas as peças de artesanato de alto padrão e com um design diferenciado, vindas de produtores que já passaram por processos de capacitação e hoje estão preparados para atender a fornecedores com um alto grau de exigência”, afirma Luciana Santana, coordenadora de Economia Criativa do Sebrae na Bahia. 

Fruto do trabalho de mais de 30 artesãos, a exposição traz produtos que se tornaram símbolos da cultura baiana e que podem representar um diferencial para os empreendimentos que utilizá-las. “Um restaurante que cozinha com panelas de barro, usa jogos americanos de palha, tecidos trabalhados e até objetos de artesanato na decoração pode agregar muito valor ao seu serviço”, destaca Edinho Engel, proprietário do restaurante Amado e um dos organizadores do Nordeste Gourmet. 

Sempre sorridentes, as artesãs Beatriz Rocha, Luana Dantas e Rose Bacelar mostram otimismo em relação à possibilidade de realização de bons negócios. “Acho que vamos vender tudo que está aqui. A procura já está sendo boa e os empresários se interessam por esse tipo de produto”, afirma Beatriz. Sobre o papel do Sebrae nesse processo, Rose é enfática. “Todas nascemos com o talento para fazer artesanato, mas para saber sobre formação de preço, técnicas de vendas e tantas outras habilidades, nós tivemos que nos capacitar. E isso só aconteceu por causa do Sebrae”, ressalta. 

A quarta edição do Nordeste Gourmet acontece até o dia 27 de outubro, no estacionamento L1 do Shopping Iguatemi, em Salvador. O evento reúne mais de 40 expositores dos setores de alimentos, bebidas, equipamentos e serviços, além de oferecer degustações e workshops. Como em 2012 é comemorado o centenário de Jorge Amado, o Nordeste Gourmet faz uma homenagem ao escritor baiano.

Fonte: Revista PEGN 


Clickfios.com - Sua loja de armarinhos 24 horas na internet!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...