quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Artesã transforma plástico em lindas bolsas com crochê, veja


Bolsa confeccionada com crochê e sacolas plásticas, da Tergaram Reciclados

Sacolas descartáveis, sacos de fralda, saquinhos de pão de forma, embalagens plásticas para jornal ou travesseiro são as matérias-primas que a artesã Margareth Saboia, da Tergaram Reciclados, de Brasília (DF), utiliza para criar suas peças. A ideia de confeccionar bolsas, carteiras e nécessaires com plástico e crochê surgiu há nove anos, quando cortou uma sacola e fez uma flor.
Além de usar o material reciclável, a artesã também pede ajuda para várias moradoras de comunidades carentes de Brasília. “Produzir os fios dá mais trabalho do que fazer o crochê, por isso, contrato a mão de obra dessas moradoras para me ajudarem no corte das peças.”, comenta. As tiras são mais finas ou grossas, dependendo do plástico, e formam a linha para a confecção dos produtos.
Depois de enroladas em um novelo, chega a hora de usar o conhecimento do crochê para elaboração das peças. “Uma bolsa demora, em média, de 10 a 15 dias para ficar pronta. Cada uma é embalada em saquinho feito com folhas de revista. Até mesmo o meu cartão de visita é confeccionado em caixas de pizza recicladas”, explica Margareth Saboia.
Não ao preconceito
Nem sempre os produtos fizeram sucesso. “No começo precisava mentir para as pessoas dizendo que as peças eram confeccionadas com ráfia. O motivo? Muitas tinham preconceito quando dizia que era de plástico”, confessa a artesã. Mas, com o tempo percebeu a importância do seu trabalho como forma de preservar o meio ambiente e passou a dizer a verdade. “Hoje afirmo com orgulho que as minhas peças são elaboradas com plástico, já que muitas pessoas têm consciência da importância da reciclagem”, afirma. Prova disso é que os produtos saem de Brasília para outras partes do mundo. “Muitas clientes compram e mandam para amigos ou parentes em outros países como Portugal, Japão e até Itália”, comemora.
Fonte: Terra


Clickfios.com - Sua loja de armarinhos 24 horas na internet!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...