segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Festival de artesanato em Curitiba em setembro

Os artesãos que atuam na informalidade terão a oportunidade de iniciar o processo de formalização durante o Festival Internacional de Patchwork e Artes Afins – 3º Quilt & Craft Show. O evento será realizado entre os dias 4 e 7 de setembro, no Expo Unimed Curitiba, na Universidade Positivo, e é voltado para pessoas interessadas em conhecer técnicas de patchwork, scrapbooking, pinturas em tecido, mosaicos e todos os tipos de bordados. 
O Sebrae/PR é um dos patrocinadores do Festival e terá um estande montado no local. Quem visitar o espaço poderá conversar com consultores e obter informações sobre as vantagens de se tornar um microempreendedor individual, conforme explica o coordenador estadual de Turismo e Artesanato do Sebrae/PR, Aldo Cesar Carvalho.
“Nós já participamos das duas primeiras edições e apoiamos o Festival porque acreditamos no potencial dos artesãos paranaenses. Eles são uma força produtiva e muitos ainda estão na informalidade. Com o estande, aproveitaremos para fornecer informações e apresentar a proposta de formalização aos interessados”, esclarece Aldo Carvalho, que emenda afirmando a intenção de “transformar bons artistas, em empresários”.
O estande do Sebrae/PR também terá propostas para os empresários já formalizados. “Para esse público, vamos levar informações sobre o associativismo, porque acreditamos que é sempre mais vantajoso trabalhar em conjunto”, complementa o coordenador do Sebrae/PR.
Projetos do Sebrae/PR
Ao todo, 100 expositores vão participar do Festival, que deve receber mais de 12 mil visitantes. No estande do Sebrae/PR também serão expostos os trabalhos de dois programas ligados ao artesanato, que foram desenvolvidos com o apoio da instituição: o Ñandeva, de Foz do Iguaçu, e o Comfibra (Associação de Artesanato em Fibras Naturais), de Jacarezinho.
O Ñandeva visa fortalecer a cultura trinacional do Brasil, Argentina e Paraguai, por meio da confecção de peças, com elementos e ícones que remetem à cultura dos países. O Comfibra utiliza como matéria-prima fibras naturais, como folhas de bananeira e taboa (uma planta aquática), para confeccionar desde utensílios domésticos, até objetos de decoração e obras de arte.
Além disso, também serão distribuídos folders com informações sobre o Souvenir Curitiba, um projeto que faz parte do Programa Sebrae 2014. O objetivo é fomentar a criação de uma linha de souvenirs feitas por artesãos curitibanos, que será vendida aos turistas que visitarem a cidade, durante a Copa.
“Nós apoiamos projetos ligados ao artesanato e vamos aproveitar a oportunidade para expor alguns de nossos programas. O Souvenir Curitiba é novo e os artesãos participantes já foram selecionados. Mas como não queremos limitar as ações apenas ao período esportivo, vamos divulgar a ideia. O Projeto permanece pós-Copa, com suas produções e comercializações, ficando como um legado do Programa”, ressalta o coordenador.
O Festival Internacional de Patchwork e Artes Afins – 3º Quilt & Craft Show é promovido e realizado pelas empresas Aoki Trading e Retalharte, por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. Além do patrocínio do Sebrae/PR, o evento conta com o apoio da Editora Minuano, Mercearia Bresser, Serv-Mak e Country Craft Studio. A organização é da ADN Eventos. Mais informações no site www.quiltshow.com.br.
Serviço
Data: 4 a 7 de setembro
Horário: dias 4, 5 e 6, das 13 às 20 horas, e, no dia 7, das 13 às 18 horas
Entrada: R$ 10
Local: Expo Unimed Curitiba, Universidade Positivo
Endereço: Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Campo Comprido
Clickfios.com - Sua loja de armarinhos 24 horas na internet!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...