segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Curitiba sedia festival internacional de patchwork e artes afins

Patchwork e outras técnicas manuais são usualmente relacionadas a uma atividade desenvolvida nas horas vagas. Porém, atualmente, este segmento comanda uma multidão de pessoas, profissionalizando e formalizando artesãos, o que resulta em uma crescente tendência econômica.

E para movimentar esta indústria, acontece em Curitiba, de 04 a 07 de setembro de 2013, o 3º Quilt & Craft Show – Festival Internacional de Patchwork e Artes Afins, um evento anual voltado para artesãos, artistas e simpatizantes de técnicas e trabalhos manuais. O evento reunirá cerca de 12 mil pessoas e tem como foco o Patchwork, mas abre espaço para diversas artes relacionadas, como o Scrapbooking, Folk Art, Arte Têxtil, Frivolité, Pintura Decorativa, Bordado, entre outros. 

“É importante destacar que para cada técnica existem acessórios, maquinários e peças específicas. Outro detalhe relevante é que surgiram várias marcas, provenientes de países e regiões diferentes, que concorrem entre si, caracterizando um movimento econômico crescente em torno do que antes era feito basicamente com sobras de tecido, restos de papel e outros materiais sem utilidade”, destacou Emília Aoki, promotora do Quilt & Craft Show.
A programação é bastante variada. Inclui uma feira comercial que reunirá os principais fornecedores do setor, mostra de arte, agenda de cursos e consultoriaempresarial, onde os artesãos poderão encontrar o melhor caminho para fortalecer sua produção e potencializá-la enquanto atividade econômica.
O 3º Quilt & Craft Show acontecerá de 04 a 07 de Setembro de 2013, no Expo Unimed Curitiba. O ingresso custa R$ 10,00 por dia e estará à venda somente no local. O evento é promovido e realizado pelas empresas Aoki Trading e Retalharte. Conta com apoio do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, além das empresas Editora Minuano, Mercearia Bresser e Country Craft Studio. Tem como organizadora a ADN Eventos. Informações no site www.quiltshow.com.br.

Negócio formal 
Durante o Festival, os artesãos que atuam na informalidade terão a oportunidade de iniciar o processo de formalização. O Sebrae/PR é um dos patrocinadores do Festival e terá um estande montado no local. Quem visitar o espaço poderá conversar com consultores e obter informações sobre as vantagens de se tornar um microempreendedor individual, conforme explica o coordenador estadual de Turismo e Artesanato do Sebrae/PR, Aldo Cesar Carvalho.

“Nós já participamos das duas primeiras edições e apoiamos o Festival porque acreditamos no potencial dos artesãos paranaenses. Eles são uma força produtiva e muitos ainda estão na informalidade. Com o estande, aproveitaremos para fornecer informações e apresentar a proposta de formalização aos interessados”, esclarece Aldo Carvalho, que emenda afirmando a intenção de “transformar bons artistas, em empresários”.

O estande do Sebrae/PR também terá propostas para os empresários já formalizados. “Para esse público, vamos levar informações sobre o associativismo, porque acreditamos que é sempre mais vantajoso trabalhar em conjunto”, complementa o coordenador do Sebrae/PR.
Mostra de arte traz “Folclore Brasileiro” como tema central - Um dos diferenciais do Quilt & Craft Show é a mostra de arte, que reúne obras do Brasil e do exterior em um espaço exclusivo para este fim. Para a terceira edição, o tema para a Mostra nacional será: O Folclore Brasileiro – Conte um conto e aumente um ponto – Lendas, mitos e parlendas. “No ano passado o tema foi Felicidade e reuniu obras lindíssimas. Agora queremos desafiar nossos artistas com este tema inovador. Tenho certeza de que o público também se surpreenderá, pois a maioria das peças será confeccionada exclusivamente para o Quilt & Craft Show”, declarou Emília Aoki, promotora do Festival.

Tendo como ponto de partida a riqueza e a diversidade do folclore brasileiro, o artista deverá utilizar lendas, mitos e parlendas como fonte de inspiração. Também estarão expostas obras baseadas em músicas e festas folclóricas realizadas no Brasil. O objetivo é transformar conhecimento popular em arte, valorizando a liberdade de expressão e a criatividade. A mostra será dividida em três categorias: Quilt, Bordado e Peças de Técnicas Livres (bonecos, vestuário, adereços, escultura, entre outros).

A Mostra contará também com obras de artistas estrangeiros, mostrando as tendências e inovações do segmento.

Clickfios.com - Sua loja de armarinhos 24 horas na internet!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...